top of page

SANKALPA, REALIZANDO SUAS METAS ATRAVÉS DO YOGA

Atualizado: 20 de jan. de 2020


Com a chegada de um novo ano, é muito comum que as pessoas façam uma lista de metas e objetivos a serem conquistados ao longo desse novo ciclo. A energia da virada e a sensação de que podemos começar tudo de novo dá um ânimo para iniciar janeiro de uma maneira diferente. Muitas dessas metas e objetivos, no entanto, vão ficando pelo caminho à medida em que o tempo passa e os meses avançam. Seja pela falta de clareza naquilo que se quer ou pela força de vontade, que vai se enfraquecendo uma vez que a rotina se impõe, muitos desses objetivos acabam não sendo concretizados, gerando frustração e ressentimento.


Imprimir novos hábitos ou mudar padrões de comportamento e pensamento são processos que exigem grande esforço, consistência e dedicação. Mais do que apenas desejar essas mudanças e simplesmente colocá-las em uma lista, é preciso verdadeiramente acreditar que são possíveis, enxergar essa nova realidade internamente e gravá-las em nosso subconsciente. Uma maneira de fazer isso baseando-se tradição do Yoga é utilizar de uma técnica chamada Sankalpa.





O QUE É SANKALPA?


Sankalpa é um termo em sânscrito que significa resolução pessoal, intenção, construção mental ou propósito. A técnica consiste basicamente em afirmar e visualizar, no presente, a realidade que se busca, numa espécie de mantra que deve ser recitado nos seus momentos diários de meditação e reflexão pessoal.


A afirmação contida no sankalpa deve estar afinada a um desejo sincero e genuíno de mudança e transformação. Algo que te aproxime àquela verdade que habita em seu coração, seu caráter único e autêntico, a sua alma. É por isso que o sankalpa deve representar uma mudança real de Ser e não de Ter, uma vez que expressa uma vontade do coração e não da mente, da razão ou do ego.


COMO FORMULAR O MEU SANKALPA?


O sankalpa é sempre formulado em oposição àquilo que considera um impedimento à realização do seu Ser autêntico. Por isso, antes criar no seu sankalpa, é fundamental dedicar tempo suficiente para uma autoanálise sincera. É muito provável que exista em você algum tipo de desconforto em relação a um ou mais aspectos da sua personalidade. São hábitos, condutas, padrões de ação e pensamento que sente estarem desconectados do seu propósito maior, aquilo que verdadeiramente vibra em seu coração.


Comece analisando situações mais simples para então descobrir qual realmente é o seu desejo mais profundo. Por exemplo, se você quer parar de fumar, se alimentar melhor ou começar a praticar exercícios, perceba que o desejo mais profundo através disso é cuidar e nutrir do seu próprio corpo com respeito e sabedoria, que é o templo da sua alma. Se você tem o desejo de parar de procrastinar e ser mais produtivo, perceba que o seu desejo mais profundo é expressar integralmente toda a sua potencialidade, beneficiando a si mesmo e aos outros com os frutos do seu talento.


Uma vez que você tenha clareza dos aspectos da sua personalidade que deseja mudar, é hora de transformar isso em um sankalpa. O Sankalpa deve ser formulado como uma frase curta, de 4 a 8 palavras, sempre afirmativa e no tempo presente, de forma que expresse aquela realidade que busca.


Exemplos de sankalpa são:


Cuido do meu corpo com respeito e sabedoria

Sou consistente e determinado nos meus objetivos

Sou feliz, tranquilo e saudável

Me relaciono bem com todas as pessoas

Minha vida é farta e abundante

Minha mente é serena, estável e tranquila

Me amo do jeito que sou



COMO O SANKALPA FUNCIONA?

Nós criamos nossa própria realidade a partir daquilo que vemos, sentimos, pensamos e, por consequência, vibramos. Quando você repete algo que remete ao futuro, como “eu desejo que..” ou “serei mais produtivo”, neste exato momento está reforçando em seu subconsciente justamente o contrário, aquilo que você não tem ou não é. O mesmo acontece quando repete uma frase na negativa, tipo “não sou procrastinador”. É quase o mesmo que dizer para si mesmo que, sim, estou procrastinando! Por isso é importante que o seu sankalpa seja sempre uma frase curta, de fácil memorização, afirmativa e no tempo presente.


A força do sankalpa é influenciada pelo seu estado mental, por isso de nada vale repeti-lo aleatoriamente, sem a seriedade e intenção correta. É no subconsciente onde estão armazenadas nossas crenças, valores, modos de ser e de agir que, muitas vezes, não nos fazem bem. O sankalpa é uma forma de reprogramar nosso subconsciente, de modo que possamos romper com padrões de pensamento e ação nocivos ou em contradição ao nosso próprio coração. É na serenidade da mente que o sankalpa é registrado no subconsciente.


QUANDO RECITAR O MEU SANKALPA?


Os momentos mais propícios para recitar o seu sankalpa são durante a sua prática de meditação, yoga nidra, no início ou ao final de uma prática de Yoga ou em qualquer momento em que sinta sua mente quieta e tranquila. Recite o seu sankalpa por pelo menos três vezes, preocupando-se não só em repeti-lo mentalmente, mas também visualizá-lo. Use o poder da sua imaginação, veja a si mesmo na condição em que gostaria de estar. Recite o seu sankalpa com emoção e sinta verdadeiramente que você já é aquilo que busca.


Agora que você já sabe como formular e recitar o seu sankalpa, use-o com sabedoria. Esteja sempre atento àquilo que deseja, lembrando-se que o sankalpa deve aproximá-lo da verdade do seu coração, seu Ser autêntico, sua alma e não satisfazer os desejos do seu ego.


Um 2020 de muitas realizações, transformações e sankalpas conquistados pra você!


Thiago Alexandre




Que ver esse conteúdo em vídeo? Acesse o nosso canal e assita! https://www.youtube.com/watch?v=nm4N_5WcV0c&feature=youtu.be



Referências

12.223 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Maysa Rabelo
Maysa Rabelo
Mar 12, 2023

Muito grata pelo detalhamento zeloso com o qual discorreu o texto, Thiago. Fiz um workshop de Surya Namaskar e entender puder entender um pouco melhor do que realmente é e como mentalizar o meu Sankalpa. Uma dúvida: eu posso ter mais de um? Quando cambiar a minha intenção? Precisa ser por períodos? Posso mentalizar mais um Sankalpa por vez? Fico grata se puder me responder. Abraço e prosperidade, Maysa.

Like
bottom of page